Banner rodapé.png

Tudo pronto para o Festival de Cultura e Gastronomia

Evento inicia em Gramado nesta quinta-feira, dia 1º, apresentando o melhor da gastronomia local e várias atrações artísticas

Exposição fotográfica "A Arte da Terra" faz parte do Festival / FOTO: Leonid Streliaev

Estabelecido como um dos principais encontros de gastronomia do país, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado inicia nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, apresentando pratos especiais, programação cultural, oficinas gastronômicas online e concurso para escolher o melhor chef da Região das Hortênsias.  Com o tema "Do Produtor à Mesa", durante 12 dias, os restaurantes participantes vão se unir a produtores da agroindústria local para oferecer receitas de dar água na boca.


Neste ano, as colonizações que fazem parte da história de Gramado e que integram o agronegócio da cidade serão contempladas no festival. Os pratos vão contar com insumos de colonos das comunidades das linhas Ávila Baixa, Ávila Alta, Caboclo, Carahá, Furna, Horlle, Quilombo, Marcondes, Mato Queimado, Moreira, Morro Agudo, Serra Grande, Tapera e Várzea Grande.



Com curadoria dos chefs Endrigo Sedrez (Senac Gramado) e Rodrigo Mylius (UCS Campus Hortênsias), os restaurantes criaram receitas exclusivas para o Festival com os sabores da colônia. Entre os ingredientes selecionados estão: linguiça, salame, copa, lombo, queijos coloniais, torresmo, mel, ovos, cogumelos, massas artesanais, radicci, feijão vermelho, hortelã, rúcula, brócolis, couve, abóbora, cenoura, alface, aipim, manjericão, repolho, manjerona, iogurte, doce de leite, casquinha de laranja, açúcar mascavo, geleias e doces de uva, abóbora e figo, vinho branco e espumante. 


Restaurantes e Vinícolas


O circuito gastronômico da 12ª edição contará com 28 restaurantes confirmados: Armazém do Bill, Belle Vitrine, Bistrot Pastasciutta, Burguertino, Brûlée Bistrô, Cantina Pastasciutta, Casa da Madre, Casa Di Pietro, Colosseo, Divino, Dreams Motor Show, DUO, Gran Fondue, Hard Rock Cafe Gramado, Il Piacere, Imperador dos Camarões, Josephina, La Braise, La Place D'or, Le Chantilly, Le Grand Burger, Maison Enchantée, Malbec, Olivas GastroBar, O'Pasta, Primrose - Saint Andrews, San Tao e Toro. Os pratos têm valor único de R$40,00 e as opções doces R$20,00. Alguns estabelecimentos oferecem a opção de entrega ou retirada. 

Boscato e Dunamis são as vinícolas oficiais do Festival, com rótulos disponíveis nos restaurantes.



Atrações Culturais


Somado à programação gastronômica, o Festival contará com cerca de 35 apresentações culturais de artistas locais, de diferentes estilos musicais, em formato solo, duo e trio, durante todos os dias. Em clima intimista, os shows ocorrerão dentro dos restaurantes participantes, em horários de almoço e jantar, cumprindo todas as normas de segurança necessárias. 


Dentro da programação cultural, o Festival também apresenta a mostra "A Arte da Terra", do fotógrafo Leonid Streliaev, que estará exposta na Rua Coberta durante o período do evento. Cerca de 20 obras retratam tanto a alma de quem produz como os alimentos consumidos pelos moradores da cidade e por turistas do Brasil e do exterior que visitam Gramado. Trata-se de uma viagem pela cultura e raiz de quem colonizou a cidade.

Saiba Mais:


Confira os pratos criados com exclusividade para o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Os ingredientes coloniais utilizados nas receitas estão grifados em negrito.


Armazém do Bill - Creme de aipim com ossobuco desfiado servido no pão italiano, crocante de torresmo e pesto de radicchi.

Belle Vitrine -  Risoto de linguiça fresca e a opção vegetariana, Risoto de Shimeji. (Entrega e Retirada)

Bistrot Gramado Pastasciutta - Gnocchi de mandioca ao molho de ragu de linguiça flambado com graspa envelhecida e finalizado com brotos de salsa orgânica. (Entrega e Retirada)

Burguertino - Hambúrguer elaborado com blend de carnes selecionadas e linguiça colonial no pão branco, maionese de rúcula, tomate seco produzido pela casa, queijo provolone, rúcula e cebola roxa preparada com mel e pimenta. (Entrega e Retirada)

Brûlée Bistrô - Linguine ao velouté (molho) de vinho branco com queijo colonial grelhado com diferentes texturas de copa (crisp de copa, vinagrete de copa e copa assada)

Cantina Pastasciutta - Polpetone recheado e gratinado com queijo colonial sobre Polenta mole e pomodoro rústico finalizado com radicci orgânico crocante e um fio de mel. (Entrega e Retirada)

Casa da Madre - Risoto Italianíssimo com salame e queijo colonial, rúcula, tomate seco, geléia de morango com pimenta.

Casa Di Pietro - Matambre suino a milanesa, purê de batata doce e mix verde com mouselini de iogurte.

Colosseo - Lombo grelhado defumado com molho agridoce de uva , acompanhado de farofa de abacaxi e salada de alface.

Divino - Lombo de cordeiro grelhado, com chantilly de iogurte natural e favo de mel, acompanhado de brócolis e tomates orgânicos salteados.

Dreams Motor Show - Massa Risoni na manteiga e creme de parmesão com nozes coberta por costela ao molho de cerveja e torresminhos crocantes. (Entrega e Retirada)

DUO - Baião de dois com charque desfiado, farofa de couve com ovos, e crisp de salaminho.

Gran Fondue - Penne ao molho mel e mostarda, acompanha escalope de filé grelhado na banha colonial, ovo pochê, buquê de brócolis. (Entrega e Retirada)

Hard Rock Cafe Gramado - Massa tipo talharim ao molho de três queijos, levemente picante, com pimentões vermelhos, polvilhada com queijo parmesão e salsa, coberta de fatias de frango grelhado, garlic bread e side de rúcula com torresmo. (Entrega e Retirada)

Il Piacere - Linguiça colonial grelhada, pão italiano de cenoura, creme de mostarda, vinagrete e farofa.

Imperador dos Camarões - Risoto de queijo brie com figos compota e camarão flambado vinho branco e azeite trufado de manjericão. (Entrega e Retirada)

Josephina - Polenta cremosa com queijo colonial ao ragu de shitake, gema curada, brócolis no alho. (Entrega e Retirada)

La Braise - Costela suína levemente defumada, braseada em molho agridoce ,gremolata de cebolinha verde e tropeirinho de feijão vermelho.

La Place D'or - Salmão grelhado ao molho de espumante, acompanha risoto de casquinha de laranja e parmesão colonial.

Le Chantilly - Crepe francês com doce de leite, morangos frescos e farofinha crocante de casquinha de laranja. (Entrega e Retirada)

Le Grand Burger - Pão australiano, hambúrguer de carnes nobres de 150g, abóbora caramelizada com açúcar mascavo levemente apimentado, shimeji refogados na manteiga, rúcula , molho LGB, queijo camembert, cebola roxa e tomate cereja. (Entrega e Retirada)

Maison Enchantée - Lombo de porco grelhado ao molho shoyo, mostarda, calda de geleia de figo, purê de batata e crispis de couve. (Entrega e Retirada)

Malbec - Prime rib durok grelhado com legumes assados e farofa de feijão e lombo.

Olivas GastroBar - Costelinha bbq com vinagrete de feijão e cenoura caramelizada com especiarias. (Entrega e Retirada)

O'Pasta -  Penne Gran Duro, molho de tomate com especiarias, linguiça fresca salteada, lascas de queijo colonial e cheiros verdes. (Entrega e Retirada)

Primrose - Saint Andrews - Costela em sous vide com demi glacê, farofa de baru com espuma de iogurte e hortelã.

San Tao - Guioza de linguiça com repolho refogado e hortelã.

Toro - Pão brioche, burger de carne bovina selecionada, maionese de manjerona, queijo colonial e shitake caramelizado com Jack Daniels. (Entrega e Retirada)

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
Serra Cult © 2020 Todos os direitos reservados
logo serra cult.png
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram