top of page
anuncio transporte privado 980 x 145.png

Conheça os longas vencedores do 51º Festival de Cinema de Gramado

"Mussum, o filmis", foi escolhido o melhor longa-metragem brasileiro. Veja quem mais faturou Kikito nesta edição do evento

 

Assista ao vídeo especial que produzimos!


Terminou em samba! Narrando a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, o grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, com seis Kikitos, foi “Mussum, O Filmis”, do diretor estreante Silvio Guindane, que entra em cartaz nas salas de cinema dia 2 de novembro. A noite de premiação, no Palácio dos Festivais, ainda consagrou outros dois longas, “Tia Virgínia” com cinco prêmios e “Mais Pesado é o Céu”, que levou quatro troféus. O documentário “Anhangabaú”, de Lufe Bollini, e o longa-metragem gaúcho “Hamlet”, de Zeca Brito, foram os melhores filmes em suas mostras. Apresentado a história para além do que o público já conhece, “Mussum, O Filmis” levou as estatuetas de melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, melhor trilha musical e melhor filme pelo júri popular, além de uma menção honrosa.


Premiados como melhor atriz e melhor ator, Vera Holtz, por “Tia Virgínia”, e Ailton Graça, por “Mussum, O Filmis”, trocaram elogios no palco. Vera agradeceu aos diretores e produtores, Fábio Meira e Janaína Diniz. “Obrigada às minhas irmãs da ficção, Arlete Salles e Louise Cardoso, e às minhas irmãs, Regina, Rosa e Teresa, que já nos deixou, e quero deixar um poema de Mário Quintana, para vocês: ‘Os grilos…os grilos… Meus Deus, se a gente pudesse puxar por uma perna, um só Grilo, se desfiariam todas as estrelas!’”.


Ailton relembrou sua infância humilde, onde só uma vizinha tinha televisão e ele ficava escutando as vozes e imaginando que todas as pessoas eram pretas. “Essa é a primeira vez que estou recebendo um prêmio, e isso começou quando eu era criança e minha mãe perguntou para mim e meu irmão o que queríamos ser. Eu disse carroceiro, advogado, engenheiro agrônomo, cientista, professor… e sendo ator eu posso ser tudo isso”, celebrou.

“O cinema me salvou. A arte salva, o cinema salva, e hoje eu estou retornando a este Festival, e um dia eu fui ao circo, um dia eu li um livro, e um dia eu comecei a fazer cinema, ainda criança aqui neste Festival”, disse o diretor Silvio Guindane que recebeu Prêmio Especial do Júri em 1996 por sua atuação no filme “Como Nascem os Anjos”. Também presente na cerimônia, Mussunzinho, filho de Mussum, disse ter certeza que o pai estava com eles: “vocês retrataram de uma forma perfeita o velho (Mussum), e eu vou ter o maior prazer de daqui a alguns anos sentar com o meu filho e mostrar ele da forma mais aproximada que eu poderia mostrar”.


A noite ainda prestou uma homenagem à Léa Garcia, com público novamente de pé aplaudindo a atriz, na lembrança do ‘in memorian’, ao lado de outros talentos do audiovisual que faleceram no último ano.

Entre os longas-metragens gaúchos, o destaque foi o filme “Hamlet”, de Zeca Brito, que levou cinco Kikitos: melhor filme, melhor direção, melhor ator para Fredericco Restori, melhor fotografia e melhor montagem.

CONHEÇA OS PRÊMIOS DO 51º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO:

Longas-metragens Brasileiros Melhor Filme: “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane Melhor direção: Petrus Cariry, por “Mais Pesado é o Céu” Melhor ator: Aílton Graça, por “Mussum, O Filmis” Melhor atriz: Vera Holtz, por “Tia Virgínia” Melhor Roteiro: Fábio Meira, por “Tia Virgínia” Melhor Fotografia: Petrus Cariry, por “Mais Pesado é o Céu” Melhor Montagem: Firmino Holanda e Petrus Cariry, por “Mais Pesado é o Céu” Melhor Trilha Musical: Max de Castro, por “Mussum, O Filmis” Melhor Direção de Arte: Ana Mara Abreu, por “Tia Virgínia” Melhor Atriz Coadjuvante: Neusa Borges, por “Mussum, O Filmis” Melhor Ator Coadjuvante: Yuri Marçal, “Mussum, O Filmis” Melhor Desenho de Som: Rubem Valdés, por “Tia Virgínia” Prêmio especial do júri: Ana Luiza Rios de “Mais Pesado é o Céu” Menção Honrosa: Vera Valdez, por “Tia Virgínia” Menção Honrosa: Martin Macias Trujillo, por “Mussum, O Filmis” Júri da Crítica: “Tia Vírginia”, de Fábio Meira Júri Popular: “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane Prêmio SEDAC/IECINE de Longas-metragens Gaúchos Melhor filme: “Hamlet”, de Zeca Brito Melhor direção: Zeca Brito, por “Hamlet” Melhor ator: Fredericco Restori, por “Hamlet” Melhor atriz: Carol Martins, por “O Acidente” Melhor roteiro: Marcelo Ilha Bordin e Bruno Carboni, de “O Acidente” Melhor fotografia: Bruno Polidoro, Joba Migliorin, Lívia Pasqual e Zeca Brito, por “Hamlet” Melhor direção de arte: Richard Tavares, de “O Acidente” Melhor montagem: Jardel Machado Hermes, de “Hamlet” Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz, Ricardo Costa e Cristian Vaz, por “Céu Aberto” Melhor trilha Musical: Rita Zart e Bruno Mad, por “Céu Aberto” Júri Popular: “Sobreviventes do Pampa”, de Rogério Rodrigues Longas-metragens Documentais Melhor Filme: “Anhangabaú”, de Lufe Bollini Curtas-metragens Brasileiros Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz, por “Sabão Líquido” Melhor Trilha Musical: Mano Teko e Aquahertz, por “Yãmî-Yah-Pá” Melhor Direção de Arte: Felipe Spooka e Jacksciene Guedes, por “Casa de Bonecas” Melhor Montagem: Luiza Garcia, por “Camaco” Melhor Roteiro: Fabiano Barros e Rafael Rogante, por “Ela Mora Logo Ali” Melhor Fotografia: Morzanel Iramari, por “Mãri-Hi – A árvore do Sonho” Melhor Atriz: Agrael de Jesus, por “Ela Mora Logo Ali” Melhor Ator: Phillipe Coutinho, por “Sabão Líquido” Prêmio Especial do Júri: “Mãri-Hi – A Árvore do Sonho” Menção Honrosa: “Cama Vazia”, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet Melhor Curta Júri da Crítica: “Camaco”, de Breno Alvarenga Melhor Filme pelo Júri Popular: “Ela Mora Logo Ali’, de Fabiano Barros e Rafael Rogante Melhor Direção: Mariana Jaspe, por “Deixa” Melhor Filme: “Remendo”, de Roger Ghil Prêmio Canal Brasil de Curtas: “Yãmî-Yah-Pá”, de Vladimir Seixas Mostra de Filmes Universitários Melhor filme: Cabocolino, de João Marcelo.



FOTO: Edison Vara / Agência Pressphoto

bottom of page