top of page
anuncio transporte privado 980 x 145.png

Como será o Natal na Serra Gaúcha em 2020?

Resumimos as principais informações que foram divulgadas até o momento sobre os eventos natalinos em Gramado, Canela e Nova Petrópolis

Canela estuda alternativas de distanciamento social para Sonho de Natal / FOTO: Reprodução/Facebook

Igor Mallmann

 

Sem uma previsão exata de vacinação da população, a incerteza ainda reina na organização de eventos. Certamente, alguns dos espetáculos mais prestigiados da Serra Gaúcha ocorrem no período natalino. A expectativa para saber que vai ou não ocorrer em 2020 é grande, tanto para os que pretendem visitar a região como para a comunidade local, que depende do turismo para seu sustento. Pensando nisso, preparamos um resumo das informações que foram divulgadas até o momento sobre os eventos natalinos em Canela, Gramado e Nova Petrópolis.


Natal Luz - Gramado

Gramado não terá tradicionais espetáculos, mas cidade estará totalmente decorada / FOTO: Cleiton Thiele

No fim de agosto, a Gramadotur - autarquia municipal que organiza o evento - divulgou nota afirmando que o Natal Luz não terá os seus tradicionais espetáculos, como desfiles e shows no Lago Joaquina Rita Bier. A nota explica que foram efetuados vários estudos e pesquisas, com a decisão final sendo tomada em prol de preservar a saúde de todos. Por outro lado, a famosa decoração das ruas está confirmada.


A promessa é de que, nesse ano em que o Natal Luz comemora 35 anos, a decoração trará surpresas e será uma das mais belas da história do evento. Além disso, sabemos que os espetáculos natalinos não são de forma alguma a única atração em Gramado. Há inúmeras opções de atrativos voltadas aos mais variados tipos de público. Parques, museus, roteiros temáticos, hotéis e estabelecimentos gastronômicos estão abertos e seguindo todos os protocolos para proporcionar uma experiência segura aos visitantes.


Aliás, não deixe de conferir a seção de Roteiros Turísticos aqui no portal Serra Cult. Estamos sempre postando dicas e reportagens exclusivas sobre atrativos da região.


Sonho de Natal - Canela

Demarcação de solo nos espetáculos é uma das opões estudadas por Canela / FOTO: Reprodução/Facebook

O Sonho de Natal, que ocorre de 22 de outubro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, terá espetáculos. Porém, estão sendo estudados vários cenários e alternativas para manter a segurança por meio do distanciamento no público. Algumas das propostas foram apresentadas em transmissão no dia 2 de setembro.


Dentre as ações propostas, estão a possibilidade de uma demarcação do solo orientando a distância entre as pessoas. Essa demarcação, inclusive, deve ser temática, integrando-se à identidade visual dos espetáculos. Outra opção é a plateia em formato Drive-in (assistir o espetáculo de dentro do carro).


Por meio dessas e outras medidas, Canela vai priorizar a segurança de todos, mas terá, sim, espetáculos. A programação dessa 33ª edição do Sonho de Natal incluirá a Fábrica de Sonhos, que vai aliar projeções mapeadas, música, narrações e artes visuais com a descida do Papai Noel da torre da emblemática Catedral de Pedra. Também ocorrerão as Paradas de Natal, as quais serão realizadas pelos parques de Canela.


Para valorizar os talentos locais, o 33° Sonho de Natal deve promover lives com o Papai Noel. Nas lives natalinas, que seguem os mesmos moldes das realizadas na Temporada de Inverno, artistas e espetáculos que fizeram sucesso em Canela serão apresentados pelo Bom Velhinho. Outra atração prevista é o projeto Árvores do Sonho. Comerciantes e entidades serão convidados a decorar pinheiros natalinos na avenida Júlio de Castilhos. Toda a programação permanece inteiramente gratuita ao público.


Natal no Jardim da Serra Gaúcha - Nova Petrópolis

A temática do evento em 2020 será “Globos de Neve” / FOTO: Adriana Monteiro Arrial/Divulgação

O nome do evento natalino de Nova Petrópolis remete ao título que a cidade detém em função de sua beleza. Por esse fator, o município que fica pertinho de Gramado já merece ser visitado. Há muitos locais belos e interessantes, como o Parque Ninho das Águias, a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante.


Para o Natal de 2020, Nova Petrópolis promete uma decoração que enaltece a magia da neve com elementos natalinos que oferecerão beleza de dia e encanto à noite, com movimento e muita iluminação. A temática do evento será “Globos de Neve”. A prefeitura ainda não divulgou se a tradicional queima de fogos na Virada de Ano será realizada.


A comissão organizadora estuda possibilidades de apresentações culturais e artísticas, presenciais ou virtuais, além de ações de comoção itinerantes ou fixas. As confirmações dependem da evolução da Covid-19 no Estado e dos protocolos exigidos para a promoção de eventos no momento pós-pandemia.


 

Acompanhe as todas as novidades e a cobertura especial do Natal na Serra Gaúcha aqui no portal Serra Cult.

bottom of page