top of page
anuncio transporte privado 980 x 145.png

Festival de Cultura e Gastronomia investe em acessibilidade

Parceria com startup de inclusão social é uma das várias novidades para o evento que ocorre de 1º a 12 de outubro em Gramado

 
"Do produtor à mesa" é o tema dessa edição / FOTO: Leonid Streliaev

A 12ª edição do Festival de Gastronomia de Gramado, que ocorre de 1º a 12 de outubro, está confirmado e recheado de novidades. Buscando ser mais inclusivo e acessível a pessoas com deficiência, o festival terá libras na transmissão das lives da Cozinha Experimental, programação oficial em braile e audiodescrição dos cardápios. Outra inciativa que já vem ocorrendo é o uso da hashtag #pratodosverem nas postagens do Festival nas redes sociais, descrevendo o conteúdo das imagens. As inciativas são fruto de uma parceria do Festival com a startup Semearhis.


Essa edição do Festival também será diferente em vários outros aspectos, principalmente em função dos reflexos da pandemia. O tema desse ano é Do produtor à mesa, já que o evento vai unir a agroindústria local com os restaurantes da cidade. Cada restaurante participante utilizará insumos dos produtores locais para a criação do "Prato do Festival". As receitas vão contar com os ingredientes de integrantes das comunidades das linhas Ávila Baixa, Ávila Alta, Caboclo, Carahá, Furna, Hörlle, Quilombo, Marcondes, Mato Queimado, Moreira, Morro Agudo, Serra Grande, Tapera e Várzea Grande.


Com isso, segundo a organização, o Festival de Cultura e Gastronomia se apresenta mais democrático e próximo da população. A presença da agroindústria local também vem para amenizar o cancelamento da Festa da Colônia em 2020, em função da pandemia. Esse evento tradicionalmente tem um impacto econômico e de divulgação muito importante para a agroindústria de Gramado.


Cozinha experimental virtual


Outra novidade da edição é que a tão prestigiada "Cozinha Experimental" vai acontecer no ambiente digital. As oficinas gastronômicas serão gravadas na cozinha do SENAC Gramado, parceiro do festival, e disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, antecedendo a realização do festival. Os conteúdos vão abordar práticas de etiqueta, degustação de vinhos e cervejas, receitas da gastronomia da cidade, história dos restaurantes participantes e curiosidades dos produtores locais. O clássico "Concurso Melhor Chef" também será realizado na sede da instituição e terá todas as suas etapas transmitidas em lives.







bottom of page