top of page
anuncio transporte privado 980 x 145.png

Desenhos de estudantes ilustram 2ª Semana da Inclusão

Com objetivo de conscientizar a população para a causa, mais de 600 trabalhos foram expostos em locais públicos de Canela

Marina Susin Siota, idealizadora da 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão / FOTO: Adriana Silveira/Divulgação

Um olhar para o respeito às diferenças, por meio das crianças. A 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela, que encerrou na sexta, 28, contou com uma programação voltada à sensibilização dos estudantes da rede municipal de ensino para o tema. Uma série de atividades foi desenvolvida com o objetivo de propor uma reflexão sobre inclusão e acessibilidade. Uma delas é a exposição “Colorindo e Espalhando essa Ideia”, na qual os alunos foram convidados a criarem desenhos ilustrando cenas do cotidiano.


“As crianças têm um papel importante. Elas serão os adultos do futuro. Instigá-las ao comprometimento com o tema acessibilidade e inclusão é apostar em uma sociedade mais humana, solidária e consciente das diferenças”, afirma Marina Susin Siota, que é Mestra em Inclusão Social e Acessibilidade, Fisioterapeuta e Professora Extensionista do Programa UCS Sênior Hortênsias.


Como idealizadora da 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão de Canela, ela acredita ter alcançado seu objetivo com o movimento. “Tive o apoio das Secretarias de Educação e Turismo, que prontamente se dispuseram a auxiliar. Também agradeço aos professores, por terem acolhido a proposta e terem incentivado seus alunos a fazerem trabalhos tão bonitos. Por fim, agradeço as crianças e seus pais, pois acredito que este trabalho foi desenvolvido em família”, destaca Marina.


Mais de 600 desenhos


Alguns locais que recebem maior fluxo de pessoas, como mercados, lotéricas, farmácias, rodoviária e bancos, aceitaram o convite, apoiaram a iniciativa e abriram espaço para que os desenhos feitos pelos estudantes pudessem ser exibidos. Locais públicos, como secretarias, Prefeitura e o Centro de Informações Turísticas também receberam a exposição. Ao todo, mais de 600 desenhos foram exibidos em diversos locais da cidade como forma de despertar nas pessoas uma reflexão profunda sobre o tema. As exposições continuam nesta semana.


Valorização


A Filial 3 da Farmácia São João, na avenida Júlio de Castilhos, é um dos locais que está exibindo os desenhos alusivos à 2ª Semana da Acessibilidade e Inclusão. “Queremos oportunizar a essas crianças o espaço para que vejam o quanto o trabalho que fizeram a importante”, explica a gerente, Luciane Castro. Com acesso sem escada e corredores largos, a loja também prioriza a acessibilidade.


Curiosidade


Na Estação Rodoviária de Canela, os desenhos estão expostos de um jeito diferente. Ao invés das paredes, foram as cadeiras destinadas a ficarem vazias (pela necessidade de distanciamento entre as pessoas em função da pandemia) que receberam os desenhos. “A ideia tem chamado a atenção de quem chega. Muitas pessoas se aproximam para conferir o que significam os desenhos”, revela Marilucia Almeida Weber, que é proprietária da concessão.


bottom of page