Banner rodapé.png

Vai começar a Semana Farroupilha de Canela

Tradições serão cultuadas de forma virtual neste ano, com as transmissões iniciando no domingo, dia 13

Gravação da oficina de Boia Campeira, ministrada pelo DTG Chaleira Preta / FOTO:Rafael Cavalli/SerraPress

O culto às tradições é uma marca de Canela e a cultura gaúcha vai ser enaltecida a partir do próximo domingo, 13, quando começam as comemorações da Semana Farroupilha. Em prevenção à pandemia, os festejos ocorrerão de forma virtual. Toda a programação será on-line e transmitida por meio das mídias sociais @canelapaixaonatural no YouTube, no Instagram e no Facebook.


Com o tema "Gaúchos sem Fronteiras", sugerido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento oportunizará ao público apresentações artísticas, shows musicais, palestras, arte, oficinas de artesanato e de culinária. Para o público infantil, também estão previstas atividades on-line, como brincadeiras sobre o folclore do Rio Grande do Sul e de brinquedos rústicos.


"A programação é resultado daquilo para o qual tivemos que nos adequar. Para evitar qualquer receio de alterar algo ou cancelar devido a alguma mudança nos protocolos, optamos por essa programação on-line que mantém o foco no conteúdo cultural, que é algo forte na Semana Farroupilha de Canela", comenta o curador e coordenador do evento, Márcio Cavalli. "Isso graças ao apoio das entidades participantes, que toparam o desafio e realizaram ótimos trabalhos que virão ao público pela internet", acrescenta Cavalli.


Música e arte


As atrações artísticas e musicais estarão vinculadas à Temporada de Inverno On-line e ocorrerão na terça, 15, quarta, 16, quinta, 17, e sexta-feira, 18. "A falta de eventos presenciais é algo inédito, mas as entidades entenderam que o momento não é para desanimar. Devemos nos motivar porque um dia tudo vai passar. A questão é aproveitar as opções que podem ser colocadas em virtude dos protocolos. No nosso caso, absorver muito sobre a nossa cultura," observa Cavalli.


Um dos destaques entre as atrações da Semana Farroupilha será a live que ocorrerá na segunda-feira, 14, do pesquisador Sandro Arruda, o Nikito, intitulada "Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais Folclóricas Gauchescas". Nikito tem notoriedade no meio tradicionalista por transmitir as pesquisas e danças folclóricas resgatadas por Paixão Côrtes. A Semana Farroupilha de Canela envolverá o CTG Querência, Grupo Folclórico Os Tapejaras e os DTGs Chaleira Preta, do CIEP Neusa Mari Pacheco e Amigos Estancieiros. O evento encerra no domingo, 20.


PROGRAMAÇÃO

Domingo (13)

Início da Semana Farroupilha. Material audiovisual com o Hino Rio-Grandense, às 15h.

Retratos do gaúcho além-fronteira, com Márcio Cavalli. Link liberado às 20h.

Segunda-feira (14)

Resgatando a História do CTG Querência de Canela, com Júlia Trein, Ana Caroline Hofmann Lucena e Ana Laura de Oliveira. Link liberado a partir das 9h.

Oficina de brinquedos e brincadeiras tradicionais, com Kailanny de Araújo Gross, Vinícius Cavallin de Oliveira, Pedro de Oliveira Varela, Eduardo Pontes de Oliveira Macedo, Laura Foss Rodrigues Jardim e Gabriela Wasen Cardoso, do CTG Querência de Canela.

Live "Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais e Folclóricas Gauchescas", com Sandro Arruda (Nikito), às 20h.

Terça-feira (15)

Artesanato gaúcho – parte 1: das linhas aos adornos, com Simone Becker e Bárbara Vaccari, do grupo Os Tapejaras. Link liberado a partir das 9h.

Relíquias do tempo antigo, com Fabiano Hanel dos Santos, Fábio Hanel dos Santos e Alessandro Oliveira. Artesanato gaúcho – parte 2: artesanato com osso, com Edilson Gonçalves, do grupo Os Tapejaras. Link liberado a partir das 15h.

Quarta-feira (16)

A história da guasquearia, com Luiz Fernando Kerschner, Júlio Trein e Gabriel Almeida, do CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 9h

O Gaúcho, com Renata da Silva – 1ª prenda estadual 2017/2018, pelo CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 15h.

Quinta-feira (17)

Live O Lenço Farroupilha e sua história, com o professor Fabiano dos Santos, do grupo Os Tapejaras, às 18h30.

Sexta-feira (18)

Erva-mate na culinária, com Júlia Trein, O Chimarrão, com Júlio Trein, do DTG Amigos Estancieiros. Link liberado a partir das 10h.

Sábado (19)

Declamação, com Júlio Barcelos. Nós de lenço, com William de Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco). Link liberado às 15h.

Domingo - Dia do Gaúcho (20)

Oficina de boia campeira, com Fábio Hanel dos Santos e Mauricio Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco). Link liberado às 10h.

Encerramento da Semana Farroupilha, com audiovisual com o Hino Rio-Grandense. Link liberado a partir das 20h.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Terça-feira (15)

Terça Retrô – Show gaúcho da Churrascaria Garfo e Bombacha, às 20h

Quarta-feira (16)

Quarta Gastronômica, com Canellé Bistrot, às 20h

Quinta-feira (17)

Live-tertúlia com Kerolin Acordeonista e Seu Pai, às 20h

Sexta-feira (18)

Live-tertúlia com Pontezuela, Lauri Duarte e Eder Castro, às 20h

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
Serra Cult © 2020 Todos os direitos reservados
logo serra cult.png
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram