Banner rodapé.png

Projeto de lives promove artistas locais

Programa Gramado Cultura Virtual busca amenizar o impacto da pandemia no trabalho dos artistas locais


Transmissões têm duração de 45 minutos / FOTO: Reprodução/Facebook

Igor Mallmann

contato@serracult.com.br

Com a suspensão de shows, exposições e outros eventos culturais, os artistas se encontram sem muitas opções para apresentar seu trabalho. Para dar visibilidade aos artistas locais nesse período de pandemia, a secretaria de Cultura de Gramado está executando o projeto Gramado Cultura Virtual, o qual transmite ao vivo apresentações de diferentes segmentos artísticos ao longo de todo o mês de agosto.


“Gramado está enfrentando uma situação atípica devido ao Covid-19. Somos um município potencialmente turístico e riquíssimo culturalmente. Nossos músicos de rua, artesãos, artistas dos mais variados segmentos que dependiam diretamente da visitação dos turistas, foram os mais prejudicados”, avalia Tamara Pereira, coordenadora da Secretaria de Cultura de Gramado. Ela destaca o forte impacto financeiro na vida das pessoas impossibilitadas de monetizar sua arte.


O projeto Gramado Cultura Virtual permitiu a inscrição dos artistas por meio de edital para uma transmissão de 45 minutos de seu trabalho. O primeiro edital contemplou os segmentos de música, artesanato, artes visuais, teatro e literatura. “Uma oportunidade não apenas para o gramadense usufruir, mas também para continuar levando a arte por toda a parte”, comenta Tamara. Os artistas selecionados tiveram, então, sua apresentação marcada para algum dia do mês de agosto, recebendo um apoio de R$ 700,00.


Já passaram pelas lives da Cultura os artistas Juliano Bolfe, Demétrio Alexander e Aline Michel no segmento de música; Leonid Streliaev e Grasiela Gil no segmento de artes visuais. As transmissões ocorrem pela página do Facebook e pelo canal do YouTube da Secretaria de Cultura de Gramado, sempre às 19h.


As próximas apresentações serão de Claudia Samara Barros (10/08), Cinésio Teixeira (11/08), Ariel Fonseca Pulz (12/08), Glédison Martins (13/08) e Fernanda Ghesla (14/08). O portal Serra Cult vai acompanhar as transmissões ao longo do mês e divulgar semanalmente as próximas apresentações, para você se agendar e prestigiar os artistas.

Projeto terá segunda edição


Segundo Tamara Pereira, a segunda edição do projeto vai ocorrer nos próximos dias. Ela adianta que esse edital vai contemplar mais duas áreas: dança e audiovisual.


“Além de toda documentação prevista na habilitação do candidato, ele deverá obrigatoriamente apresentar um plano de atividade virtual proposta. Se toda a documentação estiver de acordo com o que é solicitado e a proposta de trabalho for de acordo com o objeto proposto pela licitação, os primeiros credenciados em cada categoria serão contemplados”, explica Tamara Pereira, sobre os regulamentos do projeto.


  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
Serra Cult © 2020 Todos os direitos reservados
logo serra cult.png
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram