anuncio transporte privado 980 x 145.png

Nova Petrópolis é oficializada cidade-sede do 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos

Evento com 32 seleções nacionais acontecerá de 10 a 19 de novembro de 2023

FOTO: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

Nova Petrópolis está oficializada como cidade-sede do 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos, que acontecerá entre os dias 10 e 19 de novembro de 2023. Serão 32 seleções nacionais reunidas no torneio, que será disputado simultaneamente nas modalidades feminina e masculina.


Na tarde da segunda-feira, 19 de abril, o prefeito Jorge Darlei Wolf, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e diretor do departamento de Atividades de Educação Desportiva, Luiz Port, estiveram em Caxias do Sul para definir os próximos detalhes visando a organização do Mundial.


A comitiva de Nova Petrópolis foi recebida na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, sendo recepcionada pelo secretário Gabriel Citton, pelo diretor de Esportes e Lazer, Mauro Amâncio da Silva, e pelo gerente de Esporte e Lazer, Vinícius Piazza.

O diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura de Caxias do Sul, Mauro Amâncio da Silva, tem forte ligação com o futsal para surdos, tendo sido o técnico da seleção brasileira masculina nas duas edições anteriores do Mundial, na Tailândia (2015) e na Suíça (2019).


Mauro Amâncio da Silva e o gerente de Esporte e Lazer da Prefeitura de Caxias do Sul, Vinícius Piazza, devem ser indicados pela Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS) para atuarem no Comitê Organizador do 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos.


Foi através da intermediação de Mauro Amâncio da Silva, graças ao seu contato com o diretor do departamento de Atividades de Educação Desportiva, Luiz Port, que Nova Petrópolis foi escolhida como cidade-sede para a competição. Também foram considerados fatores como os bons indicadores de segurança pública e o fato de Nova Petrópolis ser uma cidade turística, com localização estratégica entre Gramado, Caxias do Sul e Porto Alegre.


"O Mauro é um dos principais encarregados pela organização do evento. Como já fizemos vários trabalhos juntos e ele conhece bem a estrutura de Nova Petrópolis, fomos indicados como uma das opções para receber o próximo Mundial", explica Luiz Port.


Além do Brasil, Portugal, Espanha e Argentina estavam na disputa para receber o Mundial de 2023. "É muito difícil essa competição sair do eixo Europa-Ásia", destacou o secretário Gabriel Citton.


"É uma conquista imensa, reflexo do trabalho e da competência dos nossos profissionais da área da Educação e do Desporto, e também do Turismo. A escolha nos deixa extremamente honrados e felizes. O 5º Campeonato Mundial de Futsal para Surdos será um momento que entrará para a história de Nova Petrópolis", afirma o prefeito Jorge Darlei Wolf.


Em um dos próximos passos nos preparativos para a competição, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto fará a análise dos ginásios existentes no Município. Conforme informações preliminares, existem duas quadras com medidas oficiais que poderão servir para os jogos.


"Também teremos que buscar locais para os treinamentos das equipes, planejar a logística de hospedagem, transporte, alimentação, e diversos outros detalhes. Além das delegações de cada país, deveremos receber cerca de 100 voluntários que trabalharão no evento, equipes de imprensa e torcedores. Estamos dando início a uma tarefa grandiosa, que resultará em um evento inesquecível para a cidade de Nova Petrópolis", afirma a secretária Gislaine Marchioro Leal.