top of page
anuncio transporte privado 980 x 145.png

Mostra de longas documentais traz cinco produções a Gramado

51ª edição do Festival de Cinema ocorre de 11 a 19 de agosto no Palácio dos Festivais

 
Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto

Seguindo nossa cobertura do 51º Festival de Cinema de Gramado (11 a 19 de agosto), hoje apresentamos as produções que concorrem na mostra competitiva de longas-metragens documentais:


ROBERTO FARIAS – MEMÓRIAS DE UM CINEASTA | RIO DE JANEIRO

Sinopse: A paixão do cineasta Roberto Farias pelo cinema é revelada pela filha Marise Farias através de um olhar intimista, desde a infância até sua atuação política, econômica e cultural no Cinema Brasileiro. Através do próprio Roberto Farias e de amigos como Luís Carlos Barreto, Cacá Diegues e Zelito Viana, o filme conta as histórias do diretor que conquistou um diálogo direto com o público através de sucessos como O Assalto ao Trem Pagador (1962), a trilogia com o cantor Roberto Carlos (1968 a 1971) e Pra Frente Brasil (1982). Textos de um livro inédito de memórias são interpretados por seu irmão, o ator Reginaldo Faria.


Direção: Marise Farias

...

LUIS FERNANDO VERISSIMO – O FILME | RIO GRANDE DO SUL

Sinopse: Nosso cronista maior, econômico em palavras e gestos, de fala e escrita. Não gosta de jogar conversa fora, seu feitio é ficar vendo, ouvindo, prestando atenção para mais tarde devolver tudo em forma de crônicas antológicas. Um humorista que é ao mesmo tempo engraçado e sério, leve e profundo.


Direção: Luzimar Stricher

...

MEMÓRIAS DA CHUVA | CEARÁ

Sinopse: A população de Jaguaribara , cidade do interior cearense, distante 162 km de Fortaleza , é obrigada a abandonar sua cidade para dar lugar a construção do Castanhão, açude que vai fornecer água para Fortaleza . A mudança trouxe mais perdas do que ganhos, da velha cidade só restou lembranças.


Direção: Wolney Oliveira

...

ANHANGABAÚ | SÃO PAULO

Sinopse: Anhangabaú é um documentário sobre as construções simbólicas de uma cidade em disputa. O filme conecta os conflitos pelo território da comunidade indígena Guarani Mbya com a resistência da maior ocupação artística da América Latina, a Ouvidor 63, e do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, no em torno do Vale do Anhangabaú na cidade de São Paulo.


Direção: Lufe Bollini

...

DA PORTA PRA FORA | DISTRITO FEDERAL

Sinopse: Durante a maior pandemia dos últimos tempos, a sociedade aguarda confinada o desenrolar dos eventos sem saber quanto tudo voltará ao normal. Do lado de fora, o aplicativo não para de apitar e três entregadores de apps arriscam suas vidas.


Direção: Thiago Foresti


Comentários


bottom of page