Banner rodapé.png

Escola de Nova Petrópolis realiza projeto de valorização à cultura germânica

Integrando a comunidade local, EMEI Jacob Jaeger desenvolve projeto intitulado "Unidos pelas cores da cultura germânica"

Seguindo cronograma, alunos passaram na escola para matar a saudade / FOTO: Divulgação

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia, fez com que o corpo docente local tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), por exemplo, as equipes estão encaminhando atividades sugestivas aos pequenos alunos e realizando ações para estimular as funções cognitivas das crianças, além de fortalecer vínculos com as crianças e integrar a comunidade, mesmo à distância. A equipe pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jacob Jaeger, localizada no Pinhal Alto, desenvolveu um projeto coletivo e interdisciplinar intitulado "Unidos pelas cores da cultura germânica".


A ideia desse projeto surgiu a partir do questionamento de qual ação despertaria a integração de toda a comunidade escolar. Como no mês de setembro ocorre a tradicional Festa de Kerb, evento que envolve os moradores da localidade do Pinhal Alto e arredores, bem como as famílias de alunos e funcionárias da escola, viu-se a oportunidade de relacionar o projeto coletivo e interdisciplinar com os festejos do Kerb. Assim, desafiar a todos, independentemente de suas etnias, a criar, pensar e participar de momentos de descontração no convívio familiar e na comunidade.


Inicialmente foi divulgado um vídeo com a participação da 2ª Princesa do Kerb Im Tannenwald e funcionária da EMEI Jacob Jaeger, Bárbara Aline Adams, falando do projeto e convidando toda a comunidade escolar a participar das propostas e da valorização histórica da Festa do Kerb, independente da família pertencer à cultura alemã ou a outras culturas.

Diversas atividades relacionadas à cultura alemã, envolvendo ornamentação da escola e das casas, vestuário, dança, música, jogos germânicos e competições, gastronomia, festejos, hábitos, artesanato e vivências foram planejadas pela equipe pedagógica e enviadas às famílias pelo grupo de Whatsapp e disponibilizadas no ambiente de aprendizagem virtual, a plataforma AVA.


No encerramento do projeto "Unidos pelas cores da cultura germânica" foi organizado um cronograma de dias diferentes, por turma, respeitando todos os protocolos de enfrentamento à COVID-19, onde os alunos, acompanhados de um familiar, passaram na escola para fazer uma foto no cenário do Kerb e amenizar um pouco da saudade.


"O projeto envolveu toda a comunidade escolar. Crianças, famílias, professores, funcionárias, Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM) e Conselho Escolar tiveram uma participação fantástica e a presença de todos no encerramento do projeto, vindo até a escola, dentro do cronograma organizado. Superou nossas expectativas", agradeceu a diretora da EMEI Jacob Jaeger, Márcia Maria Andrighetto Ritter.


  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
Serra Cult © 2020 Todos os direitos reservados
logo serra cult.png
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram