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Destinos menos óbvios ganham força (ENTREVISTA)

Anelise Zanoni, jornalista especializada em turismo, aponta que a tendência é de viagens mais curtas e roteiros voltados à natureza


Para Anelise, destinos fora do turismo de massa merecem destaque / FOTO: Divulgação/Way Content

Igor Mallmann

contato@serracult.com.br

“As pessoas estão desesperadas para sair de casa e as pesquisas mostram que vão voltar a viajar”. A constatação é da jornalista Anelise Zanoni, diretora da Way Content, agência de comunicação especializada em turismo e gastronomia, com forte atuação na Serra Gaúcha. Em entrevista exclusiva ao portal Serra Cult, Anelise pondera que o mercado turístico precisa de constante reinvenção. As pessoas voltarão a viajar, mas a tendência é de roteiros mais próximos de casa e destinos menos óbvios. O momento é propício para lugares que privilegiam a natureza, espaços amplos e possiblidade de distanciamento social.

“No início, houve pânico. Ao mesmo tempo, achávamos que logo tudo voltaria ao normal. Mas depois se percebeu que é necessário trabalhar com mais planejamento e comunicação”, conta Anelise, que, além da atuação com a Way Content, é autora do projeto digital Travelterapia. Segunda a jornalista, a queda dos investimentos foi inevitável e tem exigido a criação de novas estratégias. “Não dá para as marcas acharem que tudo vai voltar a ser como antes. É preciso encontrar novas formas de captar turistas e de se comunicar com o público”, argumenta Anelise.

Nesse contexto, ganham força as viagens curtas, as quais podem ser planejadas de última hora e efetuadas de carro. Destinos locais, dentro do Rio Grande do Sul, passam a ser bastante atrativos. “Há muitos lugares que as pessoas ainda não conhecem. A Serra Gaúcha vai muito além do turismo de massa. Há municípios que nunca tiveram a oportunidade de fazer um trabalho específico de divulgação”, avalia Anelise.

Contato com a natureza

Em relação a dicas de destinos para esse momento incerto, Anelise afirma que depende muito de qual é o tipo de experiência que a pessoa busca. Algo que combina com o distanciamento social são os roteiros que proporcionem uma aproximação com a natureza. “Canela tem muitos parques ao ar livre. Nova Petrópolis é um destino que considero muito. Tem muitos lugares abertos, como o Parque Aldeia do Imigrante, o Parque Pedras do Silêncio e muitas pousadas charmosas. São Francisco de Paula também tem muita natureza”, aponta ela.


Anelise assinala que as opções de destinos, porém, são muitas. “Eu falaria em buscar roteiros menos óbvios, com menos gente e mais natureza. É o que o momento pede. Então, quando sair, além da máscara e álcool em gel, a dica seria escolher lugares mais amplos e evitar os fechados” aconselha.

Informar-se é essencial

Momento pede roteiros com menos circulação de pessoas e mais natureza / FOTO: Divulgação/Way Content

Outra dica da autora do blog Travelterapia é se informar bastante sobre os protocolos de segurança adotados pelos lugares e serviços antes de sair para viajar. “Muitas vezes as pessoas ficam com medo de viajar de ônibus ou de avião, mas é legal se informar antes. As empresas estão adotando inúmeras medidas de proteção contra o contágio, estão sendo desenvolvidas muitas tecnologias”, analisa Anelise. Ela cita o exemplo do novo conceito de ônibus apresentado pela fabricante de carrocerias Marcopolo, contendo três fileiras de bancos únicos para proporcionar distanciamento, ao invés dos tradicionais pares de bancos.


A Way Content


A carreira de Anelise é um exemplo de reinvenção e atenção às oportunidades. Ela conta que atuou por muito tempo como jornalista na redação de Zero Hora. Depois, produziu guias especializados para veículos como a revista Veja, aproximando-se mais do mercado de gastronomia e turismo. “Vi que eram áreas promissoras, mas as empresas tradicionais estavam minguando, reduzindo as redações”, lembra a jornalista.

Da necessidade de criar um veículo próprio, surgiu o blog Travelterapia, focado principalmente em experiências de viagem. A partir desse projeto, Anelise sentiu que que havia a possiblidade de ir além e lançou a agência de comunicação Way Content, a qual trabalha com marcas nas áreas de turismo, gastronomia e estilo de vida. “Desenvolvo junto aos clientes o que chamo de ‘projetos 360 graus’. Isso inclui desde serviços mais tradicionais, como assessoria de imprensa, e coisas mais fora da caixa, como trabalhos junto aos influenciadores digitais. As estratégias são personalizadas para cada cliente”, descreve Anelise.

Acompanhe o trabalho da nossa entrevistada:


No Instagram:

@waycontent

@travelterapia

Blog:

travelterapia.com.br



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