anuncio transporte privado 980 x 145.png

48º Festival Internacional de Folclore trará grupos locais e convidados em apresentações online

Evento que celebra a diversidade cultural acontecerá de 16 de julho a 1º de agosto

FOTO: Mauro Stoffel

A 48ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis terá programação com apresentações inéditas, com grupo locais e convidados, transmitidas em redes sociais. O evento que celebra a diversidade cultural acontecerá de 17 de julho a 1º de agosto. Além das apresentações de danças folclórica, o evento trará outras atrações na programação paralela.

A decisão de realizar o Festival Internacional de Folclore em formato alternativo, sem programação presencial, foi tomada pela Comissão Organizadora do Evento, formada por representantes da Administração Municipal e da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis.


“Logo no início do ano tomamos a decisão de que teríamos uma edição do Festival Internacional de Folclore em 2021. A partir de então, passamos a monitorar o cenário da pandemia e a projetar as possibilidades para o evento. Nas últimas semanas concluímos que, infelizmente, não há condições sanitárias suficientes para um evento presencial desta natureza, levando-nos a optar pela programação em formato online. As nossas equipes têm se empenhado para criar uma programação atrativa e inédita para encantar o público em suas casas”, afirma o prefeito Jorge Darlei Wolf.


A abertura oficial do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, com a cerimônia de acendimento da Chama Folclórica, acontecerá no dia 16 de julho e será transmitida ao vivo pelas redes sociais. Da mesma forma, haverá uma live para o espetáculo de encerramento, no dia 1º de agosto.


No período do Festival serão exibidas apresentações em vídeo de grupos folclóricos de Nova Petrópolis. “Os nossos grupos ficaram bastante tempo sem poderem se reunir para ensaios e apresentações. Isso torna o Festival Internacional de Folclore ainda mais significativo e especial, pois traz a oportunidade de voltar ao palco, mesmo que seja para uma apresentação online”, afirma a presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Natalia Sippe Pellenz.


Os grupos folclóricos internacionais, nacionais e regionais inscritos para o 48º Festival Internacional de Folclore também foram convidados a produzir e enviar vídeos com suas apresentações.


Além das apresentações artísticas, o 48º Festival Internacional de Folclore terá programação paralela em vídeo, como as Mãos da Diversidade, Panelas da Diversidade, Jogos Germânicos, contação de lendas e as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade, com mensagens da Equipe Ecumênica.


O 48º Festival Internacional de Folclore é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP). O evento é financiado pelo Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas